A gente aprende cada vez mais cedo – seja pela ficção, seja na vida -, que o conflito é uma força motriz. Uma engrenagem. Não existe história boa se o personagem não possui algum antagonismo. Nem que seja consigo. É algo que nos cerca em diversas esferas e dimensões.
Uma espécie de “diversão” da era contemporânea, mas que na realidade talvez nunca tenha saído de moda, é observar as tretas do Olimpo – aka, do mundo das celebridades. Quem brigou com quem, a exposição, a pós-verdade são elementos do marketing em 2018.
Perceba que sempre que alguém está para lançar um single, um filme ou um novo canal do Youtube, algum caldo entorna. Desconfio que é tudo farsesco e obra de RPs – o que não torna as situações menos divertidas ou exasperantes… Dependendo do contexto. Não é todo mundo que consegue brigar com a Taylor Swift, mas um bom jeito de começar é provocando alguma Kardashian.
Sempre de olho e adiante está o uber produtor de seriados Ryan Murphy (“American Horror Story“, “American Crime Story” e “Glee“), que tem um tino comercial fora do comum.
Feud
Em 2017 ele criou “Feud”, uma série em antologia que conta a cada temporada um conflito de “proporções bíblicas” entre personalidades ilustres. Para escrutínio e prazer culpado de quem tem curiosidade. E a primeira coletânea trouxe as divas Bette Davis e Joan Crawford – lendárias atrizes da era de ouro hollywoodiana, encarnadas respectivamente por Susan Sarandon e Joan Crawford.
É engraçado comparar os sentimentos em torno de “Feud: Bette and Joan” antes de sua exibição e agora. A respeito de Joan Crawford, também.
“Mommie Dearest” foi a primeira biografia esposé, realizada por sua filha adotiva, Christina Crawford, que virou cult através do película “Mamãezinha Querida“, com Faye Dunaway. Narrava os abusos sofridos por Christina e seu irmão nas mãos da atriz. O livro imprimiu em mim – e aparentemente em toda cultura popular – uma visão extrema, quase que definitiva da grande diva de “Mildred Pierce“.
O que o showrunner Ryan Murphy fez, se chama justiça. Ao dar outro possível olhar sobre uma lenda, mais sensível e sem o peso do pré-julgamento, ele e Jessica Lange trazem dignidade a uma estrela que desbravou seu caminho para fama a foice. E totalmente sozinha.
Do outro lado do ringue, Bette Davis e Susan Sarandon numa atuação que, meu deus, chega a ser difícil achar superlativos. Fui #TeamBette até descobrir que o tempo todo estávamos falando de uma mulher. E de todas as mulheres.
A princípio o seriado prometia entregar toda a suculência biliar de uma das maiores confusões de bastidores que Hollywood já promoveu. E foi muito mais, porque era um cavalo de tróia. Criticou a sangria desatada das quais sobrevivem TMZ e muitos blogs por aí.
Acompanhamos as atrizes por algumas décadas, mais especificamente quando suas carreiras interseccionam nas filmagens do filme de horror “O que Terá Acontecido a Baby Jane?“, um clássico incisivamente metalinguístico: mostra duas atrizes, e irmãs, cujo sucesso deu lugar ao ageísmo e esquecimento.
“Conflitos são sobre dor”, e no fim tem melancolia de sobra nessa coisa chamada vida. Assim como também há beleza e uma de suas maiores formas é o talento.
E que celebração de talento foi esta série!